terça-feira, 13 de julho de 2010

Curitiba vai ter metrô até 2014

Pelo menos é o que o governo da cidade pretende, já que colocou até site no ar com dados sobre licitações e informações sobre o projeto e mapas.

SITE DA PREFEITURA COM AS INFORMAÇÕES: www.metro.curitiba.pr.gov.br

2 comentários:

  1. Antes da implantação das estações tubo, havia bem mais pontos de embarque. Agora vão reduzir novamente a quantidade de pontos de embarque? "Deste jeito vamos precisar pegar ônibus para poder pegar o Metrô."
    Ninguém merece...

    ResponderExcluir
  2. Metro subterraneo, só se justifica em lugares que no inverno ficam sob alguns metros de neve ou onde não se tem vias com espaço entre as construções.
    Agora, numa cidade que cresceu ao redor e em função de canaletas exclusivas, qual a razão de fazer tuneis pra um veiculo que não chegará nem perto dos 200 Km/h?
    Evitar sinaleiros, claro. Mas, pra isso não é necessário enterrar a população na terra e em dividas. Sem falar que num tunel, se houver um incendio a fumaça asfixia antes que haja tempo de fugir.
    Na cidade de Wuppertal, Alemanha e Chiba, Japão, existe um sistema muito, mas muito mais 'legal' que o metro.
    O monorail, eletrico, silencioso, custa menos da metade que o metro, implantação muito mais rápida, mesma capacidade e fica a uns 10 metros do chão. Não precisa ser um monotrilho pendurado, existem varios modelos, maglev inclusive.
    O monorail de Wuppertal, tem trechos que utiliza o leito do rio, um aproveitamento de espaço notavel e realmente barato.
    Fazer tuneis em Curitiba é insensato, temos opções e as cidades metropolitanas precisam ser planejadas para integração urgentemente. Antes que não haja mais espaço.

    yehofimdomundo.wordpress

    ResponderExcluir